domingo, 6 de fevereiro de 2011

O que é comunicação?

O termo comunicação é originário do latim communicatione, que significa "ato ou efeito de comunicar, de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da língua falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado (sonoro e/ou visual); Capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar com vista ao bom entendimento entre pessoas; Convivência (...) (NOVO AURÉLIO DO SÉCULO XXI, 1999).  A reflexão etimológica da palavra comunicação nos faz compreendê-la em duas dimensões básicas. Primeiramente, como uma ação unidirecional que sai de um ponto (emissor) para outro (receptor) e implica na mera transmissão de informação. A segunda dimensão da comunicação é compreendê-la como um ato participativo que se dá entre pessoas, grupos e/ou organizações.

Inúmeros estudiosos conceituaram comunicação a partir dos construtos teóricos (sociológicos, psicológicos, antropológicos, etc.) que tomam como referência. Deste modo, há conceitos que se aproximam pelos pressupostos subjacentes podendo ser categorizados em um mesmo modelo explicativo do processo comunicacional e outros que se distanciam pelo mesmo motivo.

Para Charles Cooley (apud MATOS, 2009, p. xxix), comunicação é o "mecanismo através do qual existem e se desenvolvem as relações humanas". Nesta definição temos expressa o ato de comunicar como uma necessidade básica de estabelecer e desenvolver vínculos com outros da mesma espécie, está associada a relacionamentos, capacidade de interagir com outros indivíduos e com a sociedade.

Outro teórico conceituado, Warren Weaver, a define como "todos os procedimentos por meio dos quais uma mente pode afetar outra mente. Isso, obviamente,  envolve não somente a linguagem escrita e oral, como a música, artes pictóricas, teatro, balé e, na verdade, todo o comportamento humano" (apud MATOS, 2009, p. xxix). O que se revela nesta definição é que a comunicação tem a função de persuadir, influenciar outras pessoas. É a ideia de que tem alguém que persuade, por isso assume uma postura mais ativa (emissor), e outro(s) que seria(m)  influenciado(s) e adota(m) uma postura passiva (receptor).

Gasnier (2008, p.12) diz que comunicação é "o processo de transmissão e compreensão de informações, sejam ideias, conceitos, dados, instruções, autorizações, recados, histórias ou lições, nos dois sentidos e através do uso de símbolos, cujos significados são comuns aos envolvidos". O conceito mencionado aponta explicitamente para o fato de que a compreensão da mensagem é requisito para que haja comunicação e que esta se dá numa 'via de mão dupla' desde que os códigos utilizados sejam compartilhados pelas pessoas que estão engajadas neste processo comunicacional.

O estudioso da comunicação e representante da Escola americana de Palo Alto, Paul Watzlawick (apud STROCCHI, 2007) menciona cinco axiomas da comunicação: 1) Não se pode não comunicar. Toda a linguagem do corpo, a gestualidade, a mímica, o traje, o olhar ou o silêncio permitem comunicar ou transmitir uma mensagem; 2) Em toda comunicação há sempre dois níveis: um de conteúdo, e outro de relação. Se o professor diz ao aluno que não estudou: "Você é um burro, um vagabundo! Deveria se envergonhar!" está transmitindo uma mensagem de reprovação e zombaria. Se, ao contrário, disser: "Com as capacidades que tem, você poderia fazer muito mais. É uma pena!" estará transmitindo uma mensagem de pesar. Ainda que o conteúdo seja praticamente o mesmo, o impacto emotivo é diferente; 3) Todas as trocas de comunicação são simétricos ou complementares, conforme se baseiem sobre a igualdade ou sobre a diferença. A comunicação entre uma pessoa que ocupa posição superior à outra, como por exemplo professor-aluno, será menos espontânea, aberta e íntima, do que em se tratando de uma relação estruturada sobre o critério de igualdade, como entre dois amigos; 4) A discordância sobre como pontuar a sequência dos eventos está na raiz de inumeráveis conflitos de relação. Dito de outro modo, os conflitos entre as pessoas derivam de pontos de vista diferentes: aqueles que pensam do mesmo modo não brigam; e 5) Existe um módulo comunicativo verbal e um não verbal. Em nossa sociedade é dada muita importância ao aspecto verbal, que possui, porém, 15% de importância no processo de comunicação. Existe depois o aspecto paraverbal, que compreende o tom de voz, a velocidade do discurso, as pausas... que ocupa 15% do processo. O aspecto não-verbal, ao contrário, tem uma influência de 70% na comunicação.




Aproveitando a categoria acima citada de que a comunicação pode ocorrer numa dimensão verbal e não-verbal há autores que enfatizam que o significado mais importante que as pessoas compartilham com outras é transmitido pelo comportamento. Os comportamentos são vitais para o processo de comunicação e o intercâmbio pessoal e comportamental da comunicação assume muitas formas, desde a comunicação não- verbal, passando pela comunicação interpessoal até a a comunicação de massa através das mídias eletrônicas e digitais.

De um modo geral entendemos que comunicação é algo complexo que resulta de uma série de variáveis que entram em jogo no ato de se comunicar. A comunicação tem a ver com nossos processos mentais e intelectuais, com diferenças individuais, sociais e culturais. Tem a ver com diferentes situações e contextos em que ela ocorre. Segundo Matos (2009, p. xvii), comunicação tem a ver com

[...] as influências externas que recebemos - como sensação, percepção. Tem a ver com nossos processos internos - como interpretação, compreensão, significado, atribuição, atenção. E tem a ver com as influências externas que provocamos em nosssos semelhantes - como influenciação, liderança, motivação, sugestão, emulação. Mas, acima de tudo comunicação tem a ver com relacionamento, intração, conectividade, convivência, coesão, compartilhamento, cooperação, comprometimento, aprendizado, mudança, inovação e, também, com ética, transparência e responsabilidade.

Convidamos você a se lançar neste mundo do aprendizado sobre comunicação e desvendar os segredos daqueles que são considerados bons comunicadores. O desafio está lançado.




REFERÊNCIAS

GASNIER, Daniel Georges. Comunicação empresarial: guia prático. São Paulo: IMAM, 2008.

MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela vi da cultura e do diálogo. 2. ed. rev. e ampl. Bueri, São Paulo: Manole, 2009.

STROCCHI, Maria Cristina. Psicologia da comunicação: manual para o estudo da linguagem publicitária e das técnicas de venda. São Paulo: Paulus, 2007.

85 comentários:

  1. Bom dia Piedade!
    Fiquei chocada e triste com a vida vegetal, que os pais daquela criança a fizeram passar por 13 anos.É lógico que temos que nos comunicar com todos a nossa volta, pois a vida é tão bela pra ser disperdiçada de uma forma tão doentia e egosíta.
    jamais imaginei que existissem casos como esse...

    Rackeline Pimentel -
    Gestão de pessoas 1 período - Manhã.

    ResponderExcluir
  2. Paula Renata Sena – Gestão de Pessoas – Turma IA - Noite
    Agora entendo o porquê de tanta importância, no ato chamado Comunicação, pois é nele que aprendemos e ensinamos ao próximo, a sobreviver e identificarmos quem somos podendo nos expressar melhor, criando idéias, e sempre debatemos com o outro ser humano, mesmo concordando ou discordando, e ficar sem este ato podemos ficar mais vulneráveis e fracos.
    Professoras Pié, têm um relato sobre o meu pai ele trabalhou mais de 35 anos como Marinheiro, mesmo tendo contato com outros marinheiros, ele se tornou um homem de poucas palavras, principalmente na convivência com a família, mais muito sábio e culto, pois o tempo que tinha de folga em cima do navio, ele lia muito, e tentava aprender cada vez mais com os livros e jornais. Mais hoje aposentado, ele não gosta de passear, não gosta de ter contato com pessoas novas, costumamos dizer na minha casa, que o meu pai tem medo de gente, mas agora depois dessa aula do dia 22/08/11, eu entendi que ele usou outra forma de comunicação, junto com os autores dos livros e jornais, com muita leitura e aprendizado, e só tem a nos ensinar.

    ResponderExcluir
  3. Nos mães,guando gestantes cantamos e conversamos com os bebes ainda na barriga e os mesmos quando nascem reconhecem a nossa voz.
    Um olhar,um gesto,uma expressão,um tom de voz, transmiti medos,tristezas,alegrias,sentimentos que são passados em silencio.
    Telma - Pessoas 1A
    Perfeito

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Paula Renata Sena Santos – Gestão de Pessoas - Turma: 1ª - Noite
    A comunicação é muito importante para integração de qualquer grupo de trabalho, é de estrema importância para o desenvolvimento do negócio.O profissional precisa proporcionar uma comunicação clara e precisa, ter decisões rápidas , visão, iniciativa própria e informação plena do negócio da empresa.
    Pode-se perceber que o processo de comunicação não é algo tão simples, é preciso que
    todos os elementos (Emissor, Mensagem e Receptor) estejam integrados perfeitamente para que se obtenha sucesso no
    processo.

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE

    INGRID MAYRA-GESTÃO DE PESSOAS/1A-NOITE:

    NUNCA TINHA PARADO PARA PERCEBER A IMPORTANCIA QUE A COMUNICAÇÃO É NA VIDA DE QUALQUER SER HUMANO, NÃO IMPORTANTO A SUA IDADE, SEU SEXO,SEU TAMANHO, SUA COR, SEU GRAU DE INSTRUÇÃO,SUA CLASSE,SUA DEFICIÊNCIA.EM TODAS ELAS A COMUNICAÇÃO.DO SEU JEITO MAIS ACONTECE,CADA PESSOA SE COMUNICA DE VARIAS FORMAS, MANEIRAS, GESTOS,OLHARES,ROUPAS E ATÉ SILENCIANDO,VOC^SE COMUNICA, É SABEDORIA EM ALGUNS MOMENTOS SE CALAR, MAIS MESMO ASSIM O SEU CORPO TRANSMITE, O QUE SE PASSA COM VOCÊ NAQUELE MOMENTO.É MUITO INTERESSANTE,COMO NÓS NOS ADAPTAMOS A DIVERSAS COISAS, E UMA DELAS, É FORMA DE COMUNICAR,QUANDO SOMOS CRIANÇAS,POR MAIS QUE NÃO FALEMOS A MESMA LINGUA, NÓS CONSEGUIMOS NOS COMUNICAR,ATRAVÉS DOS GESTOS,COMO NOSSA MÃE FALAVA:"CRIANÇA COM CRIANÇA,ELAS SE ENTENDEM". E É VERDADE,NÃO PRECISAMOS DE MUITA COISA PARA QUE HAJA INTERAÇÃO. ENTÃO,COMO VIDEO,A PERGUNTA QUE DEVE SER FEITA, NÃO É,O QUE COMUNICAÇÃO?. E SIM, O QUE FARIAMOS SE ELA NÃO EXISTISSE?

    ResponderExcluir
  6. Melissa Leite pereira - Gestão de Pessoas - 1A - Noite5 de setembro de 2011 às 20:43

    A comunicação é algo básico da vida humana ou animal, seja lá qual for a espécie. Dominar o idioma ou sinais de comunicação e usar bem as palavras te faz um bom comunicador. A comunicação interpessoal agrega bastante valor ao crescimento pessoal. E o domínio de mais sinais de comunicação, como outros idiomas, acrescenta bastante à globalização de culturas.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Professora Piê.
    Ao assistir o filme sobre a menina privada do convivio social, e viver trancada em seu quarto, graças ao pai, por considerá-la débil mental, fez-me lembrar um caso oposto em relação a Helen Kele, menina cega e surda que teve uma sorte diferente, por ser alfabetizada em lingua de sinais.
    Felizmente a menina em questão, foi libertada de seu cárcere e já apresenta sinais de habilidade cognitiva.
    Grato por nos disponibilizar tais assuntos.
    Atenciosamente: Josué Santos

    ResponderExcluir
  8. Thalita Eglay - GP 1B - noite

    De fato, comunicar-se é preciso! Desde o início da nossa criação, quando Deus criou a Eva para comapanhia de Adão. Ele já sabia que sozinho Adão não sobreviveria, mesmo com outros seres a sua volta foi preciso criar um ser da sua mesma especie para que houvesse interação entre eles: COMUNICAÇÃO! Utilizando os códigos definidos entre eles.
    Seguindo este raciocínio, fica claro a importancia de um convívio social.

    Este blog é realmente enriquecedor, Pié.

    ResponderExcluir
  9. Diário de aula - Luciana França
    Segunda-feira, 12 de dezembro 2011
    Fundamentos da Comunicação – Módulo 1
    Conhecimento científico da comunicação

    Para que possamos entender a comunicação em massa é preciso unir a prática em comunicar à teoria, o estudo científico. É necessário a reflexão crítica sobre a prática. Logo, ao longo dos anos foram criadas algumas escolas e paradigmas que tinham como objetivo "decifrar" a comunicação em massa de suas épocas. Como a comunicação é um campo de estudo que se apropria de várias ciências, era e é necessário observar o contexto social, pscicológico, linguístico,tecnológico, entre outros; porque a comunicação em massa está em constante transformação e é intangível. Cabe a nós, estudiosos da Comunicação, embasados na ciência e comprovação empírica, mostrar as empresas que há sempre uma outra forma de se comunicar, novas práticas.

    ResponderExcluir
  10. Para Madre Tereza de Calcutá, uma das primeiras necessidades do ser humano é comunicar-se. E é. É através dela que o homem se relaciona, interage com outros, é capaz de se desenvolver intelectualmente. Mais do que isso, graças à comunicação o homem escreve sua própria história, e faz registro dela, oferecendo um legado cultural para as futuras gerações. Por isso ela se faz tão necessária e tão presente em nossas vidas.
    Por ser um fenômeno complexo, a comunicação deve ser estudada/analisada sob a luz de diversos conhecimentos (pela antropologia, sociologia, lingüística, etc.). Pois mesmo sendo uma prática natural e uma necessidade, tornar-se consciente do seu processo e refletir sobre o ato de comunicar-se é imprescindível para o aprimoramento do processo. O pensar sobre ele se torna tão essencial quanto o próprio processo. Os estudos sobre a comunicação, sob seus mais variados aspectos, é o que tem impulsionado o próprio desenvolvimento do comunicar-se e, por que não, da história da humanidade. Comunicação e história se confundem, enquanto definidores da evolução do homem. Por exemplo, o homem da pré-história possuía uma comunicação mais primitiva e rústica, de pouca ou nenhuma complexidade.
    Dessa forma, em momentos determinantes da história do homem foram elaboradas teorias, que tentaram explicar, de forma empírica, o que é comunicação, qual a sua finalidade, objetivos, caminhos e tendências. É preciso ressaltar que cada teoria comunicacional foi desenvolvida em um contexto cultural, sob determinados pontos de vista, tentando oferecer/criar uma verdade sobre o ato de comunicar-se. Para cada época, talvez, aqueles paradigmas se tornaram, por um tempo, verdade. Novos questionamentos foram surgindo e novas verdades foram estabelecidas, reproduzindo empiricamente as reflexões acerca da comunicação. Essa afirmação pode ser resumida pela dialética hegeliana da “tese versus antítese igual à síntese”. Após diversos estudos sobre a comunicação de massa (que refletiu a forma de se comunicar das últimas décadas do século XX), a sociedade vive agora novos modelos comunicacionais, que buscam analisar e explicar novos fenômenos, novos meios, como a comunicação virtual, assim como as novas relações entre os agentes da comunicacionais (emissor e receptor). Então, na verdade, mais do uma quebra de paradigmas, as teorias de comunicação buscam definir o processo vivenciado em determinado período da história.
    Diante do exposto, sobram alguns questionamentos? Quem define o que é comunicação em cada época? Que tipo de poder e influencia os teóricos da comunicação e os donos dos meios de comunicação têm sobre sua evolução? Como a forma de comunicar-se se tornou mais expansiva (com a criação de novos meios), e, portanto mais acessível e democrática, será que vão surgir novas formas de “poder”? Ou será que a comunicação se tornará um instrumento capaz de equalizar as relações entre os homens e poderá ser usada para que a sociedade atinja uma forma de viver mais igualitária e justa? Será que estamos caminhando para tal experiência comunicacional?

    ResponderExcluir
  11. Viviane Carla da Silva Lima
    Gestão de Pessoas 1ºperíodo - 2013.1 (Noite)

    Muitos são os autores que definiram a comunicação humana, e nessa variedade de definições se repete algo essencial da comunicação: sua complexidade. A comunicação humana é um processo contante, complexo e ativo que se distingue da comunicação animal por seu conteúdo simbólico, isto é, as pessoas são capazes de compreender, interpretar, elaborar e modificar signos e símbolos. A comunicação se dá sempre: é impossível não comunicar. Mesmo se estamos calados olhando a parece, estamos emitindo uma mensagem. O processo de comunicação está integrado pelos seguintes componentes: emissor, que é quem elabora e põe em circulação a mensgem; receptor, que recebe e interpreta; a mensagem, a informação; meio, suporte físico através do qual se transmite a mensagem; código, sistema de referência em função do qual se elabora e interpreta a mensagem e o contexto, que é a situação social, histórica, geográfica e psícológica do ato de comunicação em questão. Comunicar é por em circulação uma determinada informação, em forma de mensagem, processo que leva a compartilhar-lo. Comunicar é compartilhar, pormos a nós mesmos como seres ativos desse processo, posto que cada mensagem se codifica e decodifica a partir da realidade individual. Comunicação provém de comunhão: Comum união. Por ela, compreender o processo da comunicação resulta fundamentalmente na compreensão de todo processo do fenômeno social, porque é nele que se mostram comuns as individualidades, histórias, sentimentos, valores, modos de ver o mundo e circunstâncias das pessoas que fazem a sociedade. E essas pessoas cada vez que se comunicam, fazem uma comum união de toda essa informação, que é nada más nada menos que as mensagens que circulam diariamente, em qualquer lugar de qualquer sociedade do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Carla! Obrigada por sua contribuição. Mencionou os elementos do processo e abordou a comunicação pelo viés dialógico. Valeu!

      Excluir
  12. Karla Thays
    Turma : 1A noite
    Gestão de Pessoas

    Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa não é houve comunicação, então percebemos que a comunicação é muito importante para tudo em nossas vidas, do mais simples ao mas complexo ela sempre esta ali.....

    Diariamente estamos nós comunicando uns com os outros, as vezes só com o olhar, com um gesto, com o rosto triste ou alegre entre outros meios de se comunicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla! Como nos comunicamos através da linguagem não verbal então seria interessante mencionar que comunicação não é mera transmissão de ideias mas a troca de informações, não é?

      Excluir
  13. Curso: Gestão de Pessoas 1º Período
    Professora: Maria Piedade, Aula de comunicação
    Aluma: Rosângela Martins da Silva.

    A comunicação interpessoal é uma composição:
    comunicação verbal + comunicação não verbal

    veja como é simples isso ai quer dizer o seguinte comunicação inter pessoal é a comunicação que você desenvolve com as demais pessoas que estão ao seu redor o fato de se comunicar é se fazer entender
    apenas isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Rosângela! Acredito que a forma objetiva como explicou o que é comunicação possa levar alguns a pensarem equivocadamente que por ser algo 'natural' do ser humano seria algo simples mas os estudos têm mostrado a complexidade deste fenômeno.

      Excluir
  14. Comunicação é a forma que encontramos para interagir, através de alguns mecanismo que são: a fala, a esacrita, os gestos e os códigos.Sem a comunicação ficaria muito di´ficil a vida de todos os seres humanos, ficariamos isolados de todo tipo de informação, acredito que seriamos ainda primatas.
    É através da comunicação que aprendemos e desenvolvemos as relaçoes humanas, é uma necessidade básica que criamos para o nosso desemvolvimento com outros da mesma espécie, com a sociede em geral.

    Ailza Júlia Duarte Lima
    Gestão de Pessoas 1º Período (Noite)

    ResponderExcluir
  15. Viviane Acioly Cabral
    Gestão de Pessoas 1A - Noite

    Basicamente comunicação faz parte da nossa vida. Necessitamos dela, assim como precisamos de ar. Tudo é comunicação, o que você gosta, o que não gosta, o que faz, o que deixa de fazer, a forma que é feita. Comunicar é um ato também silencioso. NO silêncio no expressamos e somos entendidos gerando assim uma comunicação. Falar e ser entendido, isso é comunicação.

    ResponderExcluir
  16. Tem a ver com as influências que provocamos nas pessoas como liderança, motivação, tem a ver com relacionamento, convivência, comprometimento, inovação, ética e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  17. Comunicação é a necessidade expressa de transmissão/recepção de mensagens não sendo necessariamente verbal.
    O comportamento dos envolvidos determina o quanto a mensagem será compreendida, é preciso que haja interação entre emissor e receptor(emoção, código, contexto), exemplo disso é a comunicação entre MAE e FILHO, o tom de voz, postura ao falar, clareza na informação determinará a eficiência da comunicação e ainda se surtirá o efeito desejado. O ato de comunicar-se é essencial para o desenvolvimento humano, já que necessitamos interagir com os nossos semelhantes para tal.

    Carla Francisca de Lima Santos
    Gestão de Pessoas/Noite FBV 1º Periodo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comunicação tem suas funções básicas dentro de um grupo ou de uma empresa, seja ele motivação, expressão emocional,informações e que é importante para o andamento em um trabalho em equipe. Sem a motivação não temos estimulo para dar um bom andamento em nossas metas, sem a expresão não nos comunicamos para a equipe com clareza e uma boa comunicação é necessário para um bom andamento na empresa.
      Modelo - Uma recepção dando informações ao cliente de uma ausência médica ( a forma de como se expressar, a postura o olhar, determinará a resposto do cliente).

      Patrícia Montenegro de Britto - 1º Período (Gestão de Peesoa) Noite

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. A comunicaçao faz parte de nossa vida,ela transmite códigos compreensíveis os quais nos torna capazes de nos relacionar-mos com o mundo,sem a comunicaçao é impossível a sobrevivêcia. Comunicação Capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar com vista ao bom entendimento entre pessoas.

    ResponderExcluir
  20. Comunicação é um termo que pode definir a pratica de convivência de um ser humano com o outro,seja atra vez de uma gargalhada ou de um olhar.

    Derike Aguiar.
    Gestão de pessoas 1º período-(noite).

    ResponderExcluir
  21. comunicação entre duas pessoas, onde existe o emissor e receptor,diálogos entre duas ou mais pessoas, pode ser por sinais, símbolos,falas,visual de várias maneiras desde que haja entendimento
    e´possa ter um desenvolvimento nas relações humanas.


    Marta maria costa gestão de pessoas 1º periodo noite

    ResponderExcluir
  22. É uma forma de expressar-se através de gestos, palavras...
    onde haja entendimento entre as pessoas.
    Sabrina Freitas (gestão de pessoas 1 A noite)

    ResponderExcluir
  23. Sandra Holanda do Nascimento Duarte (Gestão de pessoas 1 A noite)4 de março de 2013 às 16:17

    E a forma de transmitir e entender as mensagens através de gestos, olhares e por escrita com a finalidade de facilitar a vida em sociedade. A comunicação ela pode ser transmitida de forma linear ou transacional.

    ResponderExcluir
  24. Nydhya Viana
    Gestão de Pessoas 1 A - Noite

    Comunicação é a forma de emitir e receber mensagens, através de diversos tipos de canais, com a finalidade de facilitar a vida em sociedade.
    Ela pode ser verbal e não-verbal, indo muito além da linguagem oral e escrita, se estendendo até a musica, dança, artes e tudo o que envolver o comportamento humano.
    Com a comunicação somos capazes de entender e ser entendidos, este é o seu real objetivo.

    ResponderExcluir
  25. A comunicação é essencial para que haja uma boa convivência em uma sociedade. O texto fala da importância da comunicação para vida, não à como não haver comunicação, tudo que fazemos desde um simples gesto ou até ler uma notícia no jornal são formas de comunicação. Na minha opinião comunicação é trocas de informações em diversos tipos de canais para que se forme uma boa convivência em sociedade.
    Letícia Santos
    Turma: 1 A (Noite)
    Gestão de Pessoas

    ResponderExcluir
  26. André Luiz Albuquerque Duarte (1 A Gestão de Pessoa - noite)4 de março de 2013 às 18:04

    É a maneira que as pessoas se expressão entre si trocando ideias,informações,experiências e sentimentos mudando a sociedade.

    Escrita,Fala,Sinais,Gestos,cartas,e-mail e outros.

    ResponderExcluir
  27. Fernanda Karla
    Gestão de Pessoas- 1ºA- Noite

    Comunicação é a forma de expressar sentimentos,uma maneira que as pessoas encontraram para se relacionarem, trocando conhecimento e ideias, logo entendemos que para haver a comunicação precisamos de um emissor e um receptor para que a mensagem possa ser compreendida.

    ResponderExcluir
  28. Karla Patrícia dos Santos
    Gestão de Pessoas 1A - Noite

    A comunicação é a capacidade da interação interpessoal é a foma de expressar tudo aquilo que estamos sentindo. Pelo simples gesto ou ação, de uma forma ou de outra estaremos sempre tendo a necessidade de nos comunicar.

    ResponderExcluir
  29. Comunicação é uma troca de informação verbal ou não verbal,entre o emissor é receptor ,tem comunicação linear e transacional,linear é quanto não sabe ser irar der retorna,por ex. um gestor coloca no quatro de aviso que a produção ira aumentar 10% nesse mês ,ele não espera o retono dos funcionários.
    O mesmo ex. para transacional um gestor faz um reunião e fala que a produção ira aumentar 10% nesse mês ,eu posso conta com vocês.espera o retorno dos funcionários

    priscilia chagas

    ResponderExcluir
  30. RENATA CARLA FELIPE DE SOUZA (GESTAO DE PESSOAS 1º A - NOITE)4 de março de 2013 às 18:28

    Comunicação é o processo de transmitir a informacção e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efectivou.

    ResponderExcluir
  31. Comunicação:
    É passar uma mensagem de forma verbal ou não verbal,e que haja um retorno do receptor.
    Sendo através dos canais: fala,escrita,gestos...
    Existem dois modelos de comunicação: LINEAR E TRANSACIONAL.
    Sendo LINEAR: Quando há apenas a transmissão da mensagem,ou seja,o emissor não disponibiliza oportunidade para que haja um retorno,em relação a determinada informação.

    Sendo TRANSACIONAL: Quando há uma troca de mensagens,na medida que há o envio,o receptor da o retorno da mesma informação.

    ResponderExcluir
  32. Comunicação é o que vivenciamos no dia a dia, através dos nossos gestos,nossos comportamentos, maneira de vestir-se, andar, falar... dessa forma podemos transmitir mensagens, acreditando que podemos ser ou não compreendido.

    Viviane Ribeiro dos Santos (1ºA Gestão de pessoas)

    ResponderExcluir
  33. Comunicação é o ato de transmitir e receber mensagens seja de uma ou várias pessoas de forma Linear ou Transacional.

    Idivania Duda - Gestao de Pessoas - 1 A Noite

    ResponderExcluir
  34. Depois de ler este texto concluo que: Comunicação é a forma de transmitir e receber mensagens através de vários meios, sejam eles verbais ou não verbais.

    ResponderExcluir
  35. Tayane Siqueira
    Gestão de Pessoas 2013.1 Noite
    -
    Achei bastante interessante a definição de comunicação pelo teórico Warren Weaver, onde define a comunicação como "todos os procedimentos por meio dos quais uma mente pode afetar outra mente. Isso obviamente envolve não somente a linguagem escrita oral, como a música, artes pictórica, teatro, balé e, na verdade, todo o comportamento humano"
    Nessa definição ele nos mostra as necessidades do ser humano, seja ela física, biológica, social (...) É através da comunicação que descobrimos e identificamos quem somos, que é justamente isso que Waeaver fala quando "uma mente pode afetar outra mente". É também através da mesma que podemos nos expressar, sentir e agir. Enfim, comunicação é tudo aquilo que de certa forma transmitimos para as pessoas através de um canal e código, onde esperamos que esse código seja decodificado pelo receptor. Seja no modelo linear ou transacional.

    ResponderExcluir
  36. Comunicação:
    É tudo aquilo que possamos nos expressar de forma que a mensagem seja transmitida, que comunica ação, pensamento que transforma uma mensagem e direciona ou não, você consegui um determinado resultado, para melhorar a comunicação precisamos ouvir.

    RENATA CRISTINA DE SOUSA AMORIM-GESTAO DE PESSOAS-1A NOITE.

    ResponderExcluir
  37. Comunicação:
    mensagem de forma verbal ou não verbal são as forma que é transmitida e ocorrendo um retorno de receptor. Tendo os canais escrita, fala e gestos.
    A comunicação LINEAR: so transmite a mensagem e o emissor não tem retorno da mensagem que ele próprio transmitiu.
    A comunicação TRANSACIONAL: o emissor transmite a mensagem e tem o retorno do receptor da mesma mensagem.

    CAIO VICTOR BARBOSA DA SILVA SENA
    GESTÃO DE PESSOAS 1A NOITE - FBV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Piedade,
      A comunicação é o fator básico e o mais importante para a existência e o convívio do ser humano para com outros, pois sem a comunicação não existiria interação e assim assim não poderiamos aprender e ensinar o que aprendemos,e assim nunca não existiria uma Sociedade.

      Modelos de comunicação:
      Linear é quando a mensagem é enviada , passada e não tem um retorno do receptor/ e a Transacional é quando o emissor emite a mensagem e tem a compreenção e o retorno do receptor.

      Laryssa Nayam C. de Araújo.
      Gestão de Pessoas 1° Turno/Noite. (FBV)

      Excluir
  38. Comunicação são trocas de mensagens verbal ou não verbal.ex:pela escrita,olhares ,gestos.Algumas sendo LINEAR sem que haja retorno ou TRANSACIONAL com troca de comunicação tendo um FEEDBACK.

    Alineyara Felinto de Oliveira
    Gestão de Pessoas 1°período Noite
    FBV

    ResponderExcluir
  39. Comunicação é a forma de emitir e receber mensagens através de diversas formas de canal, com a finalidade de estabelecer e facilitar o convívio com a sociedade. Sendo que a comunicação ela só acontece quando há compreensão entre o emissor e o receptor.

    Maria Cristina
    Gestão de Pessoas - 1ºA Noite

    ResponderExcluir
  40. Comunicação é a maneira na qual as pessoas se relacionam entre si, onde trocam informações, onde conversam, onde transmitem e recebem a mensagem. Depois de ter lido este texto fiquei pensando o quanto a comunicação está viva em nossas vidas, em nosso dia a dia, vi que o aspecto não verbal tem uma influência de 710% na comunicação, foi daí que comecei a refletir e ver que realmente esta afirmação tem valor, porque inúmeras vezes fazemos apenas um gesto e automaticamente um amigo mais íntimo entende o que está se passando com você. Ou seja não é necessário que haja uma fala para que haja comunicação, só basta ter o entendimento entre o receptor e emissor!

    LAÍS VANDRESSA CÂNDIDA DE ARAÚJO
    GESTÃO DE PESSOAS 1° NOITE

    ResponderExcluir
  41. É uma forma de se expressar por fala, escritas ou símbolos. Sendo transmitida por um emissor e tendo um receptor tendo que ave uma compreensão ambas as partes. Nós não vivemos sem uma boa comunicação pois ela é essencial para o nosso futuro e para uma boa formação profissional.

    Daniela Maria - 1ºA Gestão de Pessoas Noite

    ResponderExcluir
  42. É uma das principais necessidades do ser humano.É a arte de se fazer entender através de mensagem verbais e não verbais onde há compreensão entre emissor e receptor. Pode ser de duas formas: linear ou transacional.

    Glícia Regina - gestão de Pessoas 1º A

    ResponderExcluir
  43. Amanda Alves
    Gestão de Pessoas 2013.1 Noite

    Entende-se por comunicação o ato de transmitir o que se deseja escolhendo o melhor meio (canal/código) para que se obtenha o entendimento de quem recebe a mensagem - Receptor. Tendo como princípios atingir os objetivos práticos nos dois modelos, o linear e o transacional.

    ResponderExcluir
  44. A comunicação é uma necessidade básica do ser vivo, precisamos dela para quase tudo em nossas vidas, muitas vezes não se faz necessário que o receptor aceite o que o emissor tentou explicar mais que ele apenas entenda a mensagem passada. A comunicação é de extrema importâcia para que possamos nos relacionar dentro de diversos tipos de ambiente e expressar nossos pensamentos.

    Veruska Roberta M de Andrade
    Gestão de Pessoas 1º periódo (NOITE)

    ResponderExcluir
  45. Comunicação é a troca de mensagens entre o emissor e o receptor no qual haja um entendimento entre os dois. Tanto pode ser pela fala, como pela escrita/símbolos e até mesmo gestos.

    Reinaldo Viegas
    Gestão de Pessoas - 1ºA Noite
    FBV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a forma de expressar e entender em ambas as partes (emissor e receptor) a comunicaçao num todo seja qual for a forma de transmitir.
      Geane Lira da Silva Gestão de Pessoas Noite 1ª

      Excluir
  46. Comunicação é transmitir e receber mensagens,através da fala,escrita,gestos,símbolos.Através da comunicação somos capazes de trocar e discutir ideias.A mensagem tem que ser transmitida de um emissor para o receptor.A comunicação só é comunicação quando a mensagem é recebida pelo receptor,quando isso não ocorre não é comunicação.

    Karolina Almeida de Assis
    Gestão de Pessoas 1ºper. (NOITE)

    ResponderExcluir
  47. Beatriz Mattos Burgos5 de março de 2013 às 12:12

    Comunicação é quando queremos expressar, transmitir uma mensagem. Como visto no primeiro vídeo nos comunicamos através da fala, gestos, olhares e musicas, nos identificamos e assim expressamos o que queremos, quem somos, em que acreditamos. Já no segundo vídeo uma frase me chamou atenção, que diz:" A comunicação é tudo aquilo que comunica uma ação." Em outras palavras, comunicação é tudo está a nossa volta, pois tudo quer nos dizer algo, seja um outdoor, uma musica, um olhar, um sinal de trânsito e até mesmo o silêncio nos diz algo. Para que exista comunicação é preciso ter um emissor, uma mensagem, uma canal, um código, um ambiente e um receptor.
    Comunicação é transmitir pensamentos, sensações, vender um produto, é expressar o que sentimos, queremos.

    Beatriz Mattos Burgos
    Gestão de Pessoas 1A, Noite.

    ResponderExcluir
  48. Comunicar tem o sentido de participar e estabelecer contato com alguém num intercâmbio dinâmico e interativo, onde haja um entendimento entre os dois.

    Willma Carla Viana Veras
    Gestão de pessoas - 2013.1

    ResponderExcluir
  49. Ramiro Simião
    Gestão de Pessoas 2013.1 Noite

    Comunicação , além de ser algo natural é uma necessidade do ser humano, aprendizado; de está proximo de outros; de demonstrar sentimentos. É a nossa capacidade de conviver.
    É um ato de transmitir e compartilhar idéias. Comunicação é o ato de lhe dar com pessoas e/ou com situações.

    ResponderExcluir
  50. Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si,o ato de transmitir e receber mensagens,dividindo e trocando experiências,idéias,sentimentos e informações.

    Maíra Monique C. Amaral.
    Gestão de Pessoas 1º(Noite)

    ResponderExcluir
  51. É codificar uma mensagem, com a intenção de ser compreendido.
    É a forma com que as pessoas se relacionam entre si. Dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos...

    Eula Paula
    FBV Gestão de Pessoas 1ºA (NOITE)

    ResponderExcluir
  52. É um ato de expressar, enviar, produzir e receber uma mensagem, através da falada, escrida, por sinais, símbolos, podendo também ser por mio de um aparelho técnico (sonoro/visual). Com finalidade de passar ou receber inforções.
    Existindo dois modelos de comunicação;O linear que é aquele que tem uma única direção sem retoro(o emissor fala e o receptor apenas sculta), e o transacional onde á troca de informação simuntaniamente(cmunicação em grupo).

    Aluna: Josieide Marcelino
    FBV Gestão de Pessoas 1ºA (NOITE)
    Prof.: Maria Piedade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comunicação é a transmissão de vontades, necessidades e idéias através da fala, códigos, gestos, imagens, mensagens e etc.Em todo processo de comunicação existe uma pessoa que irá transmitir a mensagem(emissor) e a pessoa que irá receber a essa mensagem (receptor) Essa troca de informações entre emissor e receptor pode ser transmitida através de um código que poderá ser verbal ou não verbal.O código verbal pode ser: o oral e o escrito como por exemplo: uma propaganda que podemos ouvir uma música ou ler uma mensagem sobre determinado produto ou Código não verbal quado apresenta imagens que remetam a determinado produto, Essa compreesão dos códigos irá gerar uma compreensão diferenciada que será influenciada também por outros fatores que são as barreiras(ruídos) que estarão relacionados a esse processo podendo ser classificadas em:barreiras:pessoais, físicas e semânticas as classificadas como pessoais ocorrem em virtude, das limitações, emoções e valores de cada pessoa,as físicas relacionam-se com as interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação e as semânticas se relacionam com os termos utilizados nessa mensagem.Então quando analisamos esses fatores a interpretação da mensagem sempre será diferente para cada pessoa, devido a cultura e diferentes contextos que estão inseridos.Portanto o processo de comunicação deverá analisar todo esse processo para que a mensagem seja transmitida e interpretada de maneira correta atingindo assim a o obejetivo final quie será a compreensão da mensagem pelo público específico.

      Aluna:Débora Lopes Pacheco de Medeiros
      Curso:Gestão de Pessoas (1° período manhã)
      Faculdade Boa Viagem

      Excluir
  53. Desde os tempos da antiguidade, foram realizadas várias experiências na tentativa de mostrar a importância da comunicação, seja através de observações pessoais, seja com a observação de experiências alheias. Então porque será que é tão importante se comunicar com alguém? Pode-se dizer que isso se deve ao fato da comunicação ser muito mais do que o simples ato de repassar uma mensagem para alguém através da fala, de um gesto ou de um desenho, comunicação é a transmissão de vontades, necessidades e idéias.

    Aluna: Paula Marques
    Gestão de Pessoas 1o (manhã)

    ResponderExcluir
  54. Como disse o Video, a pergunta correta não é O QUE É COMUNICAÇÃO mas sim O QUE SERIA DO NOSSO MUNDO SEM ELA.

    Vivemos hoje num mundo transbordando de informações, e a necessidade de se comunicar só aumenta, e a comunicação tem que ocorrer de alguma forma através de algum meio seja ele por fala, escrita, sinais, símbolos, etc. Pense num mundo onde só existisse maquinas programadas para executar uma tarefa e viver ali até o fim do mundo, pois é seriamos assim se não houvesse esta troca de ideias, informações.. se não houvesse comunicação o que seria do nosso mundo.

    JEFFERSON JORGE
    GESTÃO DE PESSOAS 1° MANHÃ

    ResponderExcluir
  55. Partindo dos princípios apresentados no texto, entende-se que, comunicação é o que usamos como ferramenta para transmitir informações de forma que, nossa necessidade seja entendida e atendida. Neste processo utilizamos elementos como a escrita, a fala, os gestos, os sons, entre outros que, facilitam esta troca de conteúdo.

    Cecília Cavalcante
    Gestão de Pessoas 1º- Manhã

    ResponderExcluir
  56. Estudando sobre esse tema desde o início do curso, eu defini comunicação como: “processo de transmissão de informações, ideias, sentimentos, vontades de um emissor para um receptor, e em alguns casos, vice-versa” quase uma citação da definição dita por Gasnier (2008) da referência acima. Dessa definição eu posso posteriormente explicar os modelos Lineares e Transacionais de comunicação que explicam meio que um passo a passo desse processo. A comunicação é necessária para as relações entre indivíduos de mesma espécie para o convívio mútuo, porque é por meio dela que informações serão transmitidas. É quase impossível não se comunicar, e já foi visto que a falta da comunicação ocasiona sérios problemas ao indivíduo. Em tudo que fazemos a comunicação está lá, no corpo, no olhar, no falar, às vezes até no não falar, e em cada parte da nossa vida se encontra o “gene” comunicativo, e é através dele que estamos aqui lendo, interpretando, e transmitindo o que lemos destes textos.

    Thamires Gabriela da Silva Costa
    Gestão de Pessoas, 1º período – manhã.

    ResponderExcluir
  57. Elleni Alves

    Comunicação-É o ato de transmitir informações sejam elas faladas ou escrita,por meios de sinais,para Charles Cooley é um mecanismo através do qual existem e se desenvolvem as relações humanas.Os comportamentos são vitais para o processo de comunicação,sendo assim a comunicação é uma troca de informações que tem haver com nossos processos mentais e intelectuais,com diferenças individuais,sociais e culturais.

    Gestão de Pessoas
    1° período- manhã

    ResponderExcluir
  58. Bom dia.
    Muitos teóricos abordam o tema de comunicação, mas todos em suas definições abordam a condição de transmitir informações e compreender as informações captadas.
    É interessante o fato de que ao nascermos já nos comunicamos através do choro, instintivamente. Enquanto crescemos somos iniciados a comunicação formal ou verbal, em códigos específicos da sociedade em que vivemos, então não paramos mais de nos comunicar. Estamos sempre transmitindo ou recebendo informações e estímulos, sempre interagindo com o meio ao nosso redor.

    Lucas Rafael De Araujo Paiva, Gestão de Pessoas, Manhã.

    ResponderExcluir
  59. É o ato de se comunicar,transmitir ,receber mensagens através de palavras ou frases etc.Para que possamos aprender e ensinar ao proximo.
    Com isto na medida que crescemos irá termos a indentificação de quem nós somos,podendo nos expressar melhor.

    Aluna: FABIANA ARAÚJO DE LIMA
    CURSO: GESTÃO DE PESSOAS (MANHÃ-PRIMENIRO PERÍODO)

    ResponderExcluir
  60. Aprendi muito, pois eu achava que comunicação se resumia em troca de informação verbal, mas conforme os autores acima descrevem, a comunicação é muito mais que isso. A comuniação é a troca ou transmissão de mensagens, está inserida em cada gesto, em cada expressão facial de diversos modos, como a escrita, fala, os gestos. Ainda acrescento que é necessário a compreensão do individuo que está recebendo a mensagem.

    Rana Santos - Gestão de pessoas I(Manahã)

    ResponderExcluir
  61. Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si ,dividindo e trocando experiência ,idéias e sentimentos, é a forma que nós seres humanos temos para nos expressar e transmitir o que queremos que o outro entenda .Como o estudioso da Escola americana de Palo Alto, Paul Watzlawick (apud STROCCHI, 2007) menciona a comunicação verbal é a mas utilizada no processo de comunicação, sabendo que com a emissão de palavras e sons que usamos conseguimos passar a mensagem que queremos transmitir.
    ALUNA: Cássia Roberta (Manhã , 1° Gestão de Pessoas)

    ResponderExcluir
  62. Comunicação é a forma que temos para nos relacionar entre si, compartilhando, trocando ideias, experiencias, entre si. Comunicação é uma representação de uma realidade. Comunicar é uma tarefa ampla e que envolve, também, os gestos, imagens e a própria ausência de palavras.

    ResponderExcluir
  63. Jaqueline Vieira
    1° período- manhã
    Gestão de Pessoas
    Entendemos que a comunicação é a maneira de transmitir mensagem através de métodos ou processo que são convencionados pela língua escrita ou falada, onde temos a capacidade de dialogar ou trocar idéias entre as pessoas. No processo da comunicação existe quatro elementos importantes, são eles: emissor: é aquele que transmite a mensagem; receptor: é aquele que interpreta a mensagem recebida, mensagem: é o conjunto de informações que foram transmitido e código: é o sistema de referência pelo qual se elabora a mensagem.

    ResponderExcluir
  64. Jaqueline Vieira
    1° período- manhã
    Gestão de Pessoas
    Entendemos que a comunicação é a maneira de transmitir mensagem através de métodos ou processo que são convencionados pela língua escrita ou falada, onde temos a capacidade de dialogar ou trocar idéias entre as pessoas. No processo da comunicação existe quatro elementos importantes, são eles: emissor: é aquele que transmite a mensagem; receptor: é aquele que interpreta a mensagem recebida, mensagem: é o conjunto de informações que foram transmitido e código: é o sistema de referência pelo qual se elabora a mensagem.

    ResponderExcluir
  65. Nós comunicamos porque sentimos necessidades de se comunicar com os outros e a partir
    daí, tentando melhorar e compreender vários campos de conhecimento e entender á necessidade
    de comunicação básicas de várias pessoas.
    Comunicamos através de sinais, sejam físicas ou sociais e ainda de objetos práticos que possam ajudar á comunicação.

    Marcos Galdino da silva 1 gestão de pessoas -manhã




    ResponderExcluir
  66. Rafaella do Nascimento Nogueira - Gestão de Pessoas 1º Período (Manhã)

    Muito bom esclarecer a diferença entre apenas usar a língua falada ou escrita e, de fato, haver interação e compreensão da mensagem, entre o emissor e o receptor. Isso sim, é se comunicar. Uma boa comunicação depende, primeiramente, de uma boa percepção e interpretação dos estímulos externos que recebemos a todo momento. A comunicação é indispensável para uma boa vida pessoal e profissional.

    ResponderExcluir
  67. É a forma de nos relacionamos com outras pessoas por palavras,gestos,sinais e assim transmitindo vontades e necessidades com o ser da mesma espécie,e compartilhando conhecimentos entre si.

    ResponderExcluir
  68. É a forma de nos relacionamos com outras pessoas por palavras,gestos,sinais e assim transmitindo vontades e necessidades com o ser da mesma espécie,e compartilhando conhecimentos entre si.
    atenção publicação acima feita por vitória maria,gestão de pessoas manhã

    ResponderExcluir
  69. comunicação é uma troca de informações tendo como objetivo alcançar um bom relacionamento no nosso cotidiano, onde trocamos também ideias entre pessoas em nossa sociedade tendo oportunidade de transmitir nossos sentimentos onde podemos também atender nossas necessidades .

    SUZANA KÁSSIA
    GESTÃO DE PESSOAS ( MANHÃ)

    ResponderExcluir
  70. comunicação é uma coiza natural no ser humano mas isso não significa dizer que sabemos nos comunicar.Este fenômeno natural é estudado por perspectivas distintas a partir de vários campos do conhecimento
    Além de contribuir com a noção que temos de nós mesmos a comunicação ajuda a nos comunicar com outras pessoas.obs;não ten ninguen tão burro que nao ten nada pra encinar é ninguen tão esperto que nao tenha nada pra aprender.

    luis guilherme antyunes correia.

    ResponderExcluir
  71. Comunicação é a necessidades de se relacionar, emitir, transmitir e receber mensagens através da língua verbal, não-verbal, sinais e gestos.

    Gestão de Pessoas;
    1º Período (Manhã)
    Carla Uiry Rodrigues da Silva

    ResponderExcluir
  72. Comunicação é o principal ponto para uma boa convivência na sociedade,necessidade que todo ser humano possui, podendo ser através da língua falada ou escrita.
    Por um gesto ou um simples olhar.

    Gestão de Pessoas;
    1º Período (Manhã)
    Gleiceelle Souza

    ResponderExcluir
  73. Bom Dia, Profª Piedade!

    Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.
    A comunicação acompanha a humanidade desde os primórdios, possibilitando a reconstrução da história, a construção do presente e a projeção do futuro. Os homens pré-históricos, por exemplo, com seus desenhos nas cavernas, fizeram para que haja uma forma de expressar tudo sobre os seus dias.
    Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou.

    Aluna: Rayanne Thyalle L. de Melo
    Curso: Gestão de Pessoas, 1º Período - Manhã

    ResponderExcluir
  74. Bom Dia!

    A comunicação é a troca de gestos e palavras com as pessoas, onde nos identificamos e aprendemos.
    Comunicar-se constitui habilidades do ser humano em suas capacidades. Na comunicação que o homem exprime seus sentimentos, viver em conexão com o todo é a forma eficaz de viver na Sociedade

    Aluna: Raiza Paloma R. de Souza
    Curso: Gestão de Pessoas, 1º período - manhã

    ResponderExcluir
  75. Bom dia Piedade!

    Comunicação é a forma de como nos expressamos ou falamos alguma mensagem a outra pensando, e fazendo que ela entenda. Pois se a pessoa com quem você estiver falando, não entender a mensagem, então não houve comunicação, algum ruído atrapalhou o feedback entre ambas.

    MAYRA DA SILVA GABRIEL
    Gestão de Pessoas - 1° Período - Noite

    ResponderExcluir
  76. Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
    A comunicação acompanha a humanidade desde os primórdios desde antiguidade, o homem sentia a necessidade de se comunicar

    Gabriela Oliveira. 1 período manhã

    ResponderExcluir
  77. ELISANGELA MARIA DO MONTE SAMPAIO18 de abril de 2013 às 19:42

    Acomunicação é essencial na vida das pessoas porque atravez de da fala e outros canais que nos ajuda a se comunicar com outros povos e se torna muito intenso a fala a escrita e a possibilidade de priorizar ate os animais que usam a comunicaçao de formas variadas é de grande necessidade de se comunicar
    ass ELISANGELA MARIA DO MONTE SAMPAIO FBV 1 PERIODO DE GESTAO DE PESSOAS MANHA

    ResponderExcluir
  78. A Comunicação passa a ser um dos pontos mais importante em tudo nos dias de hoje, é um ponto chave na questão de organização, planejamento, no dia dia, uma boa comunicação pode ser a solução de grandes problemas que em uma simples conversa, interligação de informações podemos ser mais agéis, então comunicar faz bem e é importate para todos.
    Danielle Barros 4º período Hospitalar

    ResponderExcluir