terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Comunicação Administrativa e Interna

            Nos dias atuais, os gestores estão bastante cuidadosos com os processos de recrutamento e seleção de profissionais em suas organizações. Reconhecem que o diferencial competitivo não está restrito ao preço, qualidade do produto e conveniência  e entendem que as pessoas que fazem parte da empresa, o capital intelectual das organizações, é que dará uma percepção diferenciada da organização perante seus diversos públicos.
            Neste sentido, as organizações compreendem a importância de selecionar para compor suas equipes de trabalho pessoas motivadas, pois estas são capazes de realizar esforços extraordinários em função do alcance de metas pessoais e organizacionais.
Por outro lado, alguns gestores entendem que a motivação das equipes é resultado de uma série de fatores, entre eles, da habilidade de comunicação dos gestores na divulgação da missão, visão, valores, metas, etc.
Neste sentido, investem em programas de treinamento em habilidades de comunicação de seus líderes e gestores além de se esforçarem em estabelecer uma política e plano de comunicação interna e administrativa alinhada aos propósitos organizacionais.
            Por comunicação administrativa entende-se que é “aquela que se processa dentro da organização, no âmbito das funções administrativas; é a que permite viabilizar todo sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes” (KUNSCH, 2003, p. 152).
            É função inerente aos que ocupam cargos de gestão planejar, coordenar, dirigir e controlar o fluxo de informações que permitirão à organização sobreviver, progredir e manter-se no mercado gerando alta produtividade, baixo custo e o maior lucro ou resultado, por meio da aplicação de um conjunto de métodos e técnicas. Isso pressupõe um contínuo processo de comunicação para alcançar tais objetivos.  É a comunicação administrativa que faz convergir às ações de todos os processos transformando os recursos em produtos, serviços ou resultados. Segundo Charles Redfield, a comunicação administrativa se compõe de cinco elementos: “um comunicador (locutor, remetente, editor), que transmite (diz, expede, edita) mensagens (ordens, relatórios, sugestões) a um destinatário (público, respondente, audiência), a fim de influenciar o comportamento deste, conforme comprovará sua resposta (réplica, reação)” (1980, p. 6 apud KUNSCH, 2003, p. 153).
            A comunicação administrativa relaciona-se com os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação, que permitem o funcionamento do sistema organizacional.
Por rede formal de comunicação, entende-se todo o aparato comunicacional utilizado oficialmente pela empresa e por ela legitimado. São os veículos de comunicação que representam a voz da organização. Enquanto que a rede informal de comunicação está associada aos conteúdos que circulam dentro da organização e entram na rede de comunicação não oficial existente (geralmente denominada de rádio peão ou rádio corredor) e que geralmente é transmitida com grande velocidade e tem alta aceitação entre os grupos de colaboradores.
            É comum os gestores quererem ‘acabar o mal pela raiz’ no que diz respeito aos “boatos”, as informações que circulam na rede informal adotando muitas vezes a postura de ir ‘à caça dos culpados’. Mas a experiência tem comprovado que é melhor que os gestores captem as informações que estão circulando nesta rede paralela e faça-o circular nos canais formais a posição oficial da empresa a respeito do determinado assunto. Pois, verifica-se que o conteúdo que se espalha rapidamente na rádio peão é de grande interesse dos colaboradores das organizações e por isso devem ser tratados oficialmente de modo que não venham a prejudicar a produtividade, motivação e resultados das equipes de trabalho por conta de informações equivocadas ou dadas descontextualizadas. Vale salientar que a comunicação administrativa não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela.

            A comunicação interna seria “um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica” (KUNSCH, 2003, p. 154). Portanto, a comunicação interna ocorre paralelamente com a circulação normal da comunicação que perpassa todos os setores de organização, permitindo seu pleno funcionamento.
            A comunicação interna está alinhada a uma política de comunicação que valoriza o diálogo entre os gestores e colaboradores. É uma forma de compatibilizar os interesses de ambos através do estímulo ao diálogo, a troca de informações e de experiências e a participação de todos os níveis.
            De acordo com Kunsch é importante lembrar que

A qualidade da comunicação interna passa pela disposição da direção em abrir as informações; pela autenticidade, usando a verdade como princípio; pela rapidez e competência; pelo respeito às diferenças individuais; pela implantação de uma gestão participativa, capaz de propiciar oportunidade para mudanças culturais necessárias, pela utilização das novas tecnologias; pelo gerenciamento de pessoal técnico especializado, que realize efetivamente a comunicação de ir e vir, numa simetria entre chefias e subordinados (2003, p. 160).

            A comunicação interna não pode ser isolada e autônoma, mas precisa estar alinhada ao composto de comunicação integrada e com as demais atividades da organização. Alguns aspectos devem ser considerados para que a comunicação interna alcance seus objetivos, entre eles: as políticas, estratégias, qualidade, conteúdo e linguagem, pessoal responsável e uso das novas mídias com adequação das inovações tecnológicas.

REFERÊNCIA

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.


15 comentários:

  1. Diário de Aula 05
    Paulo Alexandre da Silva Filho – 201120587

    A aula tratou de comunicação administrativa e comunicação interna. Onde as duas não se confundem. A comunicação administrativa é a responsável pela circulação, de maneira mais burocratizada, do fluxo de informações que estão fortemente ligadas à gestão e ao pleno desempenho do sistema comunicacional dentro da organização. Ele relaciona-se com os fluxos de informações nas redes formais, que são as utilizadas pela empresa de maneira oficial, e em redes informais, que são os conteúdos que circulam de maneira não oficial (rádio-peão). Tendo sido salientado em aula que essa rede informal, deve ser considerada de maneira formal, pois se tratam de assuntos de grande relevância para os funcionários. Para o alcance dos objetivos propostos pela comunicação administrativa, são utilizadas diversas ferramentas, visuais, auditivas e audiovisuais, como por exemplo: e-mail, cartazes, vídeos.
    A comunicação interna é a integração dos componentes do composto de comunicação integrada com foco na compatibilização dos interesses da organização e empregados. É fundamental para o bom desenvolvimento deste tipo de comunicação que haja uma integração entre os diversos níveis hierárquicos, a fim de estimular o diálogo e a troca de informação.
    Os assuntos abordados nesta aula encerraram a disciplina de Fundamentos da Comunicação, que tomou como base o sistema de comunicação integrada.

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  2. A Comunicação Administrativa pode se entender como o esforço de difundir os ideais, processos, visão, valores e metas da instituição em resumo orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais da organização.

    Na comunicação interna sé caracteriza por objetivos que viabilizam a interação da empresa com os seus colaboradores. Suas carateristicas são: informar, convencer, motivar e integrar.

    Temos de lembrar que a comunicação interna e diferente da comunicação administrativa, aonde comunicação administrativa é necessariamente informativa ligada diretamente a gestão administrativa da organização e sobre os “direitos e deveres” dentro da instituicao ja na comunicação interna o objetivo é persuasivo, convincente e busca o apoio dos colaboradores para que “comprem” idéias e objetivos da organização.

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  3. A comunicação é primordial no meio profissional é com ela que conseguimos interagir com os companheiros de trabalho,e assim entender um ao outro e alcançar os objetivos e metas que a empresa proporciona.

    Alineyara Felinto
    Curso Gestão de pessoas;1°período fbv noite

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    1. Oi,
      Alineyara! É importante que você leia e comente os textos que se seguem: Por que nos comunicamos e o que é comunicação, pois foram trabalhados em sala de aula e daria continuidade ao que estamos discutindo. Com relação ao seu post de fato a comunicação nas organizações faz toda diferença no alcance de metas organizacionais.

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  4. Como foi visto acima, comunicação Administrativa ocorre dentro de uma empresa. Já a comunicação interna é responsável pela comunicação efetiva entre os funcionários de uma organização
    A comunicação é essencial para o progresso de qualquer empresa.
    Tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos, gestores que sabem se comunicar motivam suas equipes e conseguem ótimos resultados.

    Eula Paula
    Curso: Gestão de pessoas
    FBV 1° Período noite

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    1. Oi,Eula! Tanto a comunicação administrativa quanto a comunicação interna ocorrem dentro das organizações mas com finalidades diferentes. A primeira é mais burocrática e objetiva o esclarecimento de normas, valores e metas organizacionais. A segunda tem o propósito de motivar e engajar as equipes nos projetos, campanhas que surgem no ciclo de vida natural das organizações. Assim, pode-se inferir que a comunicação administrativa tem um cunho uma intenção de linguagem predominantemente informativa enquanto que a interna utiliza uma linguagem persuasiva, apelativa. Valeu!

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  5. A comunicação administrativa tem a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais, ela também ajuda a informar regras e normas da organização.
    Algumas características dessa comunicação são: caráter prioritariamente informativo, conversação em prol da boa execução de tarefas, instruções, diretrizes, informações técnicas ou acontecimentos administrativos e operacionais.
    Enfim, trata-se do suporte informacional normativo da organização, que t em um caráter instrumental: instrutiva, de comando, informativa.
    Para o funcionamento dessa comunicação existem algumas barreiras, como as organizacionais (distância física entre os funcionários, especializações de funções e relação de poder, autoridade e status), interpessoais, geográficas e temporais.
    Já a comunicação interna é caracterizada por objetivos bem definidos que tendem viabilizar a interação da organização com seus funcionários. Os seus objetivos principais são: informar, convencer sobre alguma idéia, motivar e criar espírito de equipe (integrar).
    É importante lembrar que a comunicação interna não pode ser confundida com a comunicação administrativa, como vimos, a comunicação administrativa é prioritariamente informativa e tem conhecimento sobre gestão administrativa da organização e sobre o que o funcionário pode contribuir em prol da boa operacionalidade das tarefas, e a comunicação interna é persuasiva, pretende convencer e procura o apoio dos funcionários para que possam aderir a determinadas idéias e objetivos da organização...


    Luiz Gomes da Silva
    Curso: Gestão de Pessoas.
    FBV 1-A 1ºPeriodo Noite...

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    1. Oi,Luiz! Sim o que você postou sobre a diferenciação entre comunicação administrativa e interna é correto. Gostaria que você fizesse uma leitura e posterior postagem sobre os temas seguintes: Por que nos comunicamos? e O que é comunicação?

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  6. A comunicação está diretamente ligada ao que cada um somos, e pensamos. Não é possível não comunicar...
    Comunicar é o processo onde pretende-se antes de tudo que as pessoas se humanizem, sejam mais gente, um ser humano cada dia melhor.

    Willma Carla Viana Veras
    Gestão de pessoas 2013.1

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    1. Oi, Wilma! Acredito que seu comentário diz respeito a outro texto que deve ter lido no blog, não é? Pois neste item discute-se sobre a diferenciação entre comunicação administrativa e interna. Obrigada pela contribuição.

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  7. A comunicação é essencial para qualquer tipo de relacionamento, seja ele profissional ou pessoal.
    A comunicação administrativa é voltada para o informativo da instituição.
    A comunicação interna é voltada para o que deve ou não ser feito, como se deve agir ou se comportar, e também para que haja o estímulo do funcionário a "vestir a camisa" da instituição.
    Raphael Bastos
    2013.1

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    1. Oi, Raphael! O seu post está relacionado ao texto sobre comunicação administrativa e interna mas acredito que não ficou clara a diferença entre esses dois tipos de comunicação. Ambas estão voltadas para atingir o público interno embora o objetivo da mensagem seja predominantemente informativa (da comunicação administrativa) e persuasiva (comunicação interna).

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  8. Conclui se que as empresas querem o diferencial na comunicação para alcançar seus objetivos.
    Neste sentido é visada a experiência profissional, a importância da comunicação Administrativa e Interna pode-se afirmar que uma boa cultura empresarial permite criar nos membros de uma organização um sentido de harmonia em que todos tenham os mesmos valores e as mesmas ideias dentro de sua empresa procurando cada um a inovação e a criação de valor, para alcançar o sucesso desejado.

    Wilma Araujo
    Gestão em pessoas 1º Manhã

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  9. A Comunicação interna é uma forma da empresa avaliar o seu desempenho junto aos colaboradores através das críticas ou elogios feita pelos próprios colaboradores, para isso os gestores precisam estar abertos a dialogar com seus colaboradores e procurar desenvolver uma tarefa bastante satisfatória no sentido de melhorar da melhor forma possível, deixando o colaborador mais motivado e assim apresentar mais produtividade para a empresa.

    Danielle Souza
    Gestão Hospitalar IV

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  10. Muito bom o texto...
    Tenho este livro de Margarida Kunsch e o capitulo 4 destrincha a comunicação integrada de uma maneira fantástica.

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