quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Comunicação Institucional


A comunicação “empresarial”, “comunicação organizacional” ou “comunicação corporativa” são terminologias usadas como equivalentes, no Brasil, para designar todo o planejamento e execução de estratégias e ações de comunicação das organizações para se relacionar com seus diversos públicos, entre eles: comunidade, acionistas, investidores, consumidores, clientes, fornecedores, concorrência, instituições de ensino, instituições financeiras, funcionários, família de funcionários, etc.
            A comunicação corporativa se configura em diferentes modalidades comunicacionais que engloba os esforços das organizações em desenvolver linguagens apropriadas aos diferentes públicos e diversos objetivos de comunicação. Neste sentido, costuma-se agregar alguns destes públicos em sub-áreas específicas da comunicação em função da maior aproximação de seus interesses. A comunicação corporativa compreende, dessa forma, a convergência das atividades de Comunicação Institucional, Comunicação Mercadológica e Comunicação Administrativa e Interna.


            Os estudos realizados no campo da comunicação corporativa têm sinalizado a importância em se desenvolver uma política e planos de comunicação integrados à política e objetivos gerais da organização com vistas a garantir eficiência e eficácia comunicacional e organizacional. Segundo Kunsch,

Entendemos por comunicação interada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação organizacional (2003, p. 150).      

            No composto da comunicação corporativa integrada, a comunicação institucional é a “responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização” (KUNSCH, 2003, p. 164).
Entende-se como todo esforço comunicacional que prioriza a disseminação de informações de interesse público sobre os valores, missão, visão, políticas, práticas e filosofia das organizações. Para Gaudêncio Torquato do Rego (1985, p. 183), “a comunicação institucional objetiva conquistar a simpatia, credibilidade e confiança, realizando, como meta finalista, a influência político-social” utilizando para tal “ estratégias de relações públicas, tanto no campo empresarial como governamental, de imprensa, publicidade, até as técnicas de lobby”.
Fazer comunicação institucional vai para além da divulgação de seus produtos e marcas e implica do profissional o conhecimento sobre a organização e a divulgação de seus atributos tangíveis e intangíveis que a definem enquanto organização. Existem vários instrumentos que são utilizados pelo profissional que realiza a comunicação institucional, entre eles pode-se citar: as relações públicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativa, o marketing social, o marketing cultural e a editoração multimídia.
Às relações públicas cabe administrar estrategicamente a comunicação das organizações com seus públicos atuando em sinergia com as demais modalidades comunicacionais com a responsabilidade de construir a credibilidade e fixar um posicionamento institucional coerente e duradouro das organizações.
O jornalismo empresarial forma com a propaganda e as relações públicas o tripé clássico que organiza as informações sobre as organizações. O jornalismo empresarial se apropria da teoria e dos modelos paradigmáticos do jornalismo para contribuir com a cobertura jornalística interna dos fatos e assim torná-los público para os diversos parceiros da organização.
A assessoria de imprensa é uma das ferramentas essenciais nas mediações das organizações com o grande público, a opinião pública e a sociedade, via mídia impressa, eletrônica e internet. A assessoria de imprensa é uma forma de conquistar cobertura editorial nas diversas mídias através de um apelo noticioso e não comercial através da divulgação de informações de interesse público.
Outro instrumento fundamental diz respeito à editoração multimídia que corresponde ao tratamento técnico-profissional que é dado para todos os produtos comunicacionais, sejam impressos, eletrônicos, digitais, etc., Isso vale para os livros impressos e eletrônicos, revistas, encartes especiais institucionais, CD_ROMs, manuais, sites. Esta editoração permite criar uma comunicação ágil e interessante aos olhos dos públicos.
            É comum relacionar como responsabilidade das Relações Públicas o cuidado com a imagem de uma organização. Imagem é o que passa na mente dos públicos, no seu imaginário. É uma visão intangível, abstrata das coisas, uma visão subjetiva de determinada realidade.  Para Joan Costa (2001, p. 58),

A imagem de empresa é um efeito de causas diversas: percepções, induções e deduções, projeções, experiências, sensações, emoções e vivências dos indivíduos, que de um modo ou de outro – direta ou indiretamente – são associadas entre si (o que gera o significado da imagem) e com a empresa, que é seu elemento indutor e capitalizador.

            Já a identidade corporativa consiste no que de fato a empresa é: história, seu estatuto legal, seus diretores, estrutura física, sua identidade visual, comportamentos e todas as manifestações tangíveis do que a empresa é e faz. A logomarca com os elementos que a compõe (cores, símbolos e nome) é provavelmente a expressão mais evidente da identidade da empresa, mas precisa ser cuidada juntamente com as demais expressões da identidade corporativa. Kunsch (2003, p. 172), relata que a

identidade corporativa refere-se aos valores básicos e às características atribuídas às organizações pelos seus públicos internos e externos. Além do que ela é e faz, a identidade corporativa se origina de três níveis de comunicação: o que a organização diz, o que ela realmente faz e o que dizem e acham dela seus públicos. 
               
            A propaganda institucional é outro instrumento que divulga as realizações das organizações e transmite sua personalidade. É uma publicidade considerada de prestígio e tem ganhado atenção e investimento das verbas de comunicação. Francisco Gracioso (1995, p. 23-24) menciona que

A propaganda institucional consiste na divulgação de mensagens pagas e assinadas pelo patrocinador, em veículos de comunicação de massa, com o objetivo de criar, mudar ou reforçar imagens e atitudes mentais, tornando-as favoráveis à empresa patrocinadora. A publicidade institucional ganha cada vez mais espaço, exercendo muitas vezes um papel estratégico na construção de uma “marca” e de um conceito institucional.

            A adoção de ferramentas de comunicação institucional deve estar, contudo, integrada às demais modalidades comunicacionais, permitindo que se estabeleça uma política global, em função de uma maior coerência entre os diversos programas comunicacionais e de uma gestão coordenada e sinérgica dos esforços humanos e organizacionais com vistas na eficácia.

REFERÊNCIAS

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.



26 comentários:

  1. Juliana Lopes - 14.12.2011 Em linhas gerais...
    O assunto comunicação corporativa gerou um debate muito rico dentro da sala de aula. Como as empresas veem esse tipo de comunicação? Como o mercado enxerga esses profissionais de comunicação? Como os profissionais se observam dentro desse mercado? Esses três focos foram abordados e geraram observações que devem ser começadas a serem pensadas e repensadas. O papel do jornalista, do publicitário, do RP e, até dos profissionais de RH, dentro dessa estrutura de comunicação revela que a comunicação corporativa não pode ser vista como um mero departamento que irá transmitir as informações que as empresas acham necessárias. O trabalho em conjunto desses profissionais vai além. É com uma base consistente de comunicação que se consegue atingir o público de maneira correta. E não apenas o público externo. As empresas precisam tomar consciência da importância do público interno. E para isso é preciso desenvolver uma política e planos de comunicação integrados à política e objetivos gerais da organização. Só agindo desta maneira é que se vai garantir eficiência e eficácia comunicacional e organizacional.

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  2. Aula sobre Comunicação Corporativa foi muito dinâmica, a principio foi abordado às teorias, mas com vários exemplos do dia a dia citados pela professora e alunos, o que ajudou muito a diferenciar: Comunicação Institucional, Comunicação Mercadológica e Comunicação Administrativa e Interna e nos foi mostrado também à importância da convergência delas para a organização. Foi abordada a ótica do mercado e do empresário em relação a comunicação corporativa, além da importância dos profissionais envolvidos em cada uma delas com suas respectivas responsabilidades, mostrando que um trabalho completa o outro, seja RP, jornalista, psicólogo, publicitário, todos devem trabalhar na mesma sinergia. No final da aula, foi feita uma dinâmica que, levou a turma a pensar nos pós e contra da Publicidade On line.

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  3. Diário de Aula 3

    Paulo Alexandre da Silva Filho - 201120587

    A aula tratou do assunto comunicação institucional, que tem se mostrado cada vez mais responsável para a consolidação de uma marca no mercado. Ela de maneira geral se aplica a todas as ações que a empresa executa para manter relações e informações aos públicos externos e internos.
    Os grandes agentes que dão a base necessária para executar de maneira mais eficiente essa comunicação são: os jornalistas empresariais, os assessores de imprensa e os relações públicas. Eles se utilizam de diversos ferramentais que envolvem propagandas institucionais, eventos culturais, ações sociais e diversas outras, a fim de conquistar maior simpatia, credibilidade, confiança e o tão esperado respeito à imagem da organização, os quais entram valores tangíveis e intangíveis.
    A aula foi muito rica em demonstrar de maneira sintética e com cases reais qual a diferença entre propaganda mercadológica e institucional e o case das cores verdes e amarelas no logo da Coca-Cola.

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  4. A comunicação institucional pode ser entendida como o uso de diversos instrumentos comunicacionais para estabelecer e manter a empresa “no burburinho das mídias” e às vistas da sociedade. Sua importância se dá porque ela pretende dizer muito mais do que os produtos ou serviços que ela tem a oferecer. A comunicação institucional pretende transmitir quem a empresa é (ou que desejaria ser), sua missão, seus valores, filosofia, ou, como diz o jargão, “mostrar para o que ela veio”. Ou seja, é ela a responsável pela construção da identidade corporativa, da imagem de determinada organização. Ela não visa um público específico, mas sim toda a sociedade, incluindo seus colaboradores diretos e indiretos, justamente porque ela deve trabalhar no sentido de construir uma identidade forte e de transmitir as características positivas dessa identidade para a população. Vale frisar, porém, que nem sempre a imagem transmitida é a imagem que corresponde ao posicionamento da empresa, que pretende, com a comunicação institucional, apenas obter uma influência político-social na sociedade em que está inserida. No entanto, hoje, com a facilidade de comunicar e obter informações, tem sido cada vez mais difícil para as organizações mascarar essa identidade e, quando o fazem, a tendência é que essa comunicação não se solidifique ou não tenha credibilidade (o que nada adianta, pois um dos principais objetivos da comunicação institucional é o estabelecimento de uma relação duradoura com seus mais diversos públicos). Pela sua abrangência holística, a comunicação institucional se vale de praticamente todas as outras comunicações (interna, mercadológica, entre outras), e por isso usa os mais diversos canais de comunicação (desde boletins e circulares, até jornais impressos, mídias externas como outdoors, mídias digitais, televisão, rádio, publicidade, entre outros). A forma de comunicar e o meio utilizado dependerá com quem a empresa quer falar. Assim, os profissionais responsáveis (que pode ser a assessoria de imprensa, o relações públicas, o pessoal do marketing) direcionarão ações personalizadas e segmentadas. Essas ações são de fundamental importância porque, diante de tantas empresas que surgem, a organização precisa saber quem ela é e, mais do que isso, mostrar que ela sabe quem ela é. O que acontece é que muitas empresas são éticas e têm boas ações, mas a sociedade a desconhece por falta ou falha nessa comunicação institucional. Para Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, na sua obra “Comunicação empresarial / comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas”, a comunicação institucional combate o desconhecimento a respeito da empresa e promove a integração entre os públicos ligados a ela, ao mesmo tempo em que pretende projetar a empresa para internamente assegurar a boa produtividade, o espírito solidário, o estímulo, a dedicação e o companheirismo, e externamente projetar sua boa imagem, mostrando sua organização, seus produtos, sua qualidade, sua técnicas, no intuito de conseguir aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros. Diante do exposto, pode-se dizer que o grande desafio da comunicação institucional é desenvolver uma linguagem verdadeira e ética, sem perder o foco, e sem expor (também de forma ética) suas fragilidades, para que seus concorrentes não usem a sua comunicação institucional para denegrir sua imagem.

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  5. Um dos tópicos trabalhados na comunicação organizacional intergrada é a comunicação institucional. Através dela, a empresa passa de produtor que vive em função do lucro a um agente moral e sujeito pensante de sua produção. Com base em suas missões, valores e visão , ela diz pra sociedade quem ela é , o que pretende ser. Eles valores serão o guia estratégico trabalhado diariamente com o público interno e externo, geralmente na função do relações públicas.
    A comunicação institucional tem a função de criar um diferencial no imaginário do público. Uma relação emocional, um vínculo duradouro.

    "Internamente, por exemplo as publicações fortalecem o espírito de solidariedade e promovem certos ideais (estímulo, companheirismo, ensinamento, dedicação etc.). Externamente, as publicações projetam a boa imagem da empresa, mostrando sua organização, seus produtos, sua qualidade, suas técnicas." (Rego, 1986, p. 119)

    Os instrumentos da comunicação institucional se fazem através do: jornalismo, assessoria de imprensa, editoração multimídia, propaganda institucional, marketing social, marketing cultural/esportivo, identidade corporativa/imagem corporativa.

    A necessidade de ter um profissional num cargo estratégico como este, se diz primordial para o sucesso de cada ação promovida pela empresa. Caso contrário, todos os esforços da equipe e investimentos applicados não surtirão efeito. O profissional de relações públicas ou jornalista, deverá estar interligado com todos os setores da empresa, e junto a tomada de decisões para saber em que momento e como comunicar.

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  6. O tema comunicação corporativa foi um dos temas que mais me agradou ao mesmo que surpreendeu, a “voz” da empresa para seu publico interno, parceiros e muitas vezes sua comunidade se mostra fundamental para a contrucao do conceito e tao logo da proria marca da empresa aonde através da mesma, deve ser traduzido, seus valores, objetivos , visões.
    A própria evolução do RP dentro das empresas demonstra como essa valorização da comunicação corporativa e FUNDAMENTAL para a empresa aonde meios como , propaganda institucionais, eventos , ações sócias e outros podem transmitir a voz da instituição.

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  7. A comununicação institucional representa todas as ações de comunicação que a empresa realiza para interagir com o seu público, desenvolvendo uma linguagem peculiar para atingir cada um deles.Onde o esforço organizacional está em espalhar para seu público quais os valores,missão, visão, práticas,políticas e filosofia da empresa.Assim, a comunicação institucional vai além da divulgação de sua marca ou produto,sendo fundamental que se conheça a organização e quais atributos a definem como empresa.Desse modo,alguns instrumentos são utilizados para a realização da divulgação da imagem institucional como: relações públicas,assessoria de imprensa, o jornalismo empresarial, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativa, o marketing social, o marketing cultural e a editoração multimídia.Assim,as ferramentas de comunicação institucional associadas a outras modalidades comunicacionais,visa uma maior coerência e ligação entre os diversos processos,onde os esforços humanos e organizacionais buscam uma melhor interação e eficiência de comunicação dentro e fora da organização.


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  8. A Comunicaçao institucional é a qual é utilizada tanto para comunicar todos os que interagen com a empresa como para aqueles que nao conhece a mesma ,desde com colaboradores até a multimidia e que sao passadas tanto os seus serviços como a sua marca e é atraves desta comunicação institucional que sabemos a missão ,visão e valores da mesma.
    é importante que se tenha bastante atençao quando for utilizar esta comunicação,pois é onde é passada a marca e os seus serviços para que nao seja vista negativamente,como foi dito : A fim de conquista a simpatia,credibilidade,confiança e os respeito a imagem da organização.


    Gestao Hospitalar IV , Gilmara S. S.

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  9. Comunicação integrada ela é passada por meio da missão todos os seus objetivos tanto para o publico interno como para o publico externo, onde todos saibam da sua importancia sao todos participando desta comunicação , sao todos informados ela é o mix da comunicaçao da organizaçao.

    Gestao Hospitalar IV , GIlmara S.S.

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  10. Podemos entender a comunicação institucional, como o veículo para a transmissão das informações sobre a missão, valores, bem como a filosofia da empresa, levando tais informações sobre a organização a seus clientes, parceiros e mesmo à concorrência.
    no texto foi demonstrado as diversas formas de comunicação utilizadas pelas organizações.

    André Luiz
    hospitalar IV - FBV

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  11. Comunicação institucional é responsável pela construção da identidade e imagem organizacional. Enfatiza também aspectos relacionados com a missão, visão, valores e filosofia da organização, contribuindo para um desenvolvimento mais eficaz dos atributos do sistema organizacional. Catarina Sales Hospitalar IV

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  12. Comunicação só pode ser chamada realmente integrada se estiver integrando alguma coisa. Geralmente, consideram-se integrados o processo ou ação de comunicação que correlacionai que estão respaldados em uma estratégia comum, em diretrizes comuns. A comunicação integrada das organizações precisar ter uma política de comunicação global bem definida com objetivos de atender em toda a comunicação realizada. Catarina Sales hospitalar IV

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  13. Comunicação Institucional é a maneira que as empresas como um todo apresentam sua estrutura organizacional e social. Mostram aos interessados por ela os beneficios que ela traz para sociedade ou seja: comunidades locais com projetos sociais ou responsabilidade com o meio ambiente é dessa forma que a empresa passa seu perfil.
    Juliane Tavares
    Hospitalar IV

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  14. Comunicação Integrada: hoje, apesar de termos muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre estamos nos comunicando. Existe grande diferença entre comunicação e informação. Numa empresa não é diferente. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, causam confusão porque não foram divulgadas da forma adequada. Outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato por isso que a importancia da comunicação entregrada porque todos ficam informados do que vai acontecer ou estará para acontecer na organização.
    Juliane Tavares
    Hospitalar IV

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  15. A Comunicação Institucional mostra a importância da Comunicação dentro da instituição e através da teoria podemos aprender a diferenciar Comunicação institucional, Comunicação Mercadológica, Comunicação Administrativa e Interna, porém as empresas tem que ter visão que dentro da instituição essas comunicações tem que esta atreladas entre si, para garantir a integração e alcançar os objetivos desejados.
    Gestão Hospitalar IV, Vera Izidoro

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  16. Através da leitura do texto, fica notória a importância da comunicação na vida das pessoas, das relações que elas estabelecem e no ambiente em que elas convivem. Com as instituições não é diferente, na era do conhecimento a comunicação tem ganhado destaque no mundo corporativo, pois, as empresas que conseguem se comunicar de uma melhor forma com seus Stakerolders e seus clientes, acabam ganhando uma vantagem competitiva diante do mercado. Vale salientar que a instituição deve usar de forma interativa, ou seja, integrada as diversas formas de se comunicar, por meio da comunicação institucional, mercadológica, administrativa e interna.

    NYRIA CORREIA - GESTÃO HOSPITALAR 4.

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  17. Alissandra Lemos-26/04/2013.

    A Comunicação Institucional-E a maneira como a empresa passa seu seguimento organizacional e social.Transmitindo e informando a cultura e a missão e valores da Empresa para melhor obter uma comunicação e um bom relacionamento dentro da instituição.

    Alissandra Lemos
    Gestão Hospitalar IV.


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  18. Sobre a Comunicação Integrada, percebe-se que a mesma apresenta dois aspectos; público externo e interno. Onde ambas relacionam um contexto organizacional empresarial diante de uma comunicação informal que nem sempre é relacionada a um fator integrado da realidade empresarial.

    Alissandra Lemos
    Gestão Hospitalar


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  19. No texto fica claro que a comunicação corporativa ou institucional é de suma importância para a organização visto que a mesma deve se utilizar de vários meios de comunicação tais como: relações pública, jornalismo institucional, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda, marketing social, marketing cultural para divulgar sua imagem corporativa, identidade da organização atravez de uma linguagem adequada a cada situação com o objetiva de conquistar a simpatia dos seus públicos, declarando sua missão, sua crenças e valores,seu comprometimento responsável com os recursos naturais e com sua responsabilidade social, MILTON FLORENTINO DE ARAUJO. Hospitalar IV da FBV.

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  20. Já vimos que a comunicação empresarial integrada trabalha com a comunicação institucional que é a responsável pela identidade e a imagem da empresa.
    Segundo ARGENTI (2006, p.80) “A identidade de uma empresa é a manifestação visual de sua realidade, conforme transmitida através do nome, logomarca, lema, produtos, serviços, instalações, folheteria, uniformes e todas as outras peças que possam ser exibidas, criadas pela organização e comunicadas a uma grande variedade de públicos.”
    A identidade de uma empresa é o que ela é, as características a personalidade que a empresa tem.

    ARGENTI (2006 p. 64) “Imagem é a empresa vista pelos olhos de seu publico. Uma organização pode ter diferentes imagens perante diferentes públicos.”
    Imagem é como o público vê a empresa, como o público percebe a atitudes da empresa.

    ARGENTI (2006) “A imagem é um reflexo da identidade”

    Logo entende-se que a comunicação institucional tem grande importância para empresa, já que “cuida” da identidade e da imagem da empresa perante o público.

    Beatriz Oliveira Burgos
    Gestão de Pessoas 1A - Noite

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  21. Atraves da leitura do texto percebe-se que a comunicação institucional e a principal maneira utilizada pelas empresas de aparecerem no mercado.

    Marcelo Coelho
    Gestão Hospitalar.

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  22. A importância da Comunicação dentro da empresa e através da teoria e pratica, que podemos identificar e diferenciar a comunicação como: Comunicação institucional, Mercadológica, Administrativa e Interna.


    Flávia Petty
    Gestão Hospitalar

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  23. A comunicação intitucional assume um papel de grande importancia nas empresas de segmentos diversos,que abrange todos os envolvidos uma vez que a comunicação vai passar a imagem da empresa frente a seu publico.
    Este meio deve ser trabalhado com cautela pois a minima falha na comunicação pode ser de grande impacto na imagem corporativa e pode refletir de forma positiva ou negativa.Em contrapartida a Comunicação integrada assume o papael de mobilizar todos os meios de comunicação em prol de um mesmo objetivo,todos os veiculos serão ultilizados para fixar a proposta para o publico interno e externo.obs: O CONTEUDO MUITO RICO CLARO E OBJETIVO NA MENSAGEM TRANSMITIDA. Fabia Francisca
    HOSPITALAR IV

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  24. Na comunicação Integrada é utilizada várias ferramentas que auxilia no processo de forma objetiva, sua preocupação não estar somente no seu produto e serviço, mas também no seu posicionamente diante de da sociedade que cada vez estar mais exigente. A comunicação Institucional atinge o público interno onde o funcionário tem uma visão agradável da empresa ou orgulho da marca, e o público externo onde cria uma simpátia diante da sociedade ajudando a fortalecer a identidade da empresa.

    Doralice Fonseca - Hospitalar IV

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  25. A COMUNICAÇÃO CORPORATIVA OU INSTITUCIONAL É A RESPONSÁVEL DIRETA;POR MEIO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS PELA CONSTRUÇÃO E FORMATAÇÃO DE UMA IMAGEM E IDENTIDADE.
    ELA ENFATIZA OS ASPECTOS RELACIONADOS COMO A MISSÃO;A VISÃO E OS VALORES.

    ALINEYARA FELINTO
    GESTÃO DE PESSOAS NOITE

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  26. A comunicação dentro da empresa e de grande importância para a sobrevivência da mesma, pois sem ela os colaboradores não poderá ter um bom aproveitamento na produção/ serviço e não conhecerá a visão e missão da empresa com isso não ficarão integrado com seus objetivos e a sociedade não conseguirá conhecer o serviço/produto que a empresa está oferecendo ou a imagem dela. Para isso são usadas vários tipos de comunicação como: a institucional, a corporativa e mercadológica. Miguel Angelo - Hospitalar IV

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